Ensinar é aprender. O
professor sabe que seu papel em sala é orientar a aprendizagem, ajudar a
formular conceitos, a despertar e desenvolver habilidades e competências, mas
ainda não está suficientemente seguro para utilizar todos os recursos
tecnológicos que se apresentam. A maioria dos professores ainda são
considerados usuários das tecnologias, digitando notas, preparando aulas,
digitando textos, procurando conteúdos para suas aulas.... enfim o uso se
restringe de forma particular.
Muitos são conscientes que
com o avanço sem limite das tecnologias os professores com seu quadro e giz,
estão se transformando num dos mais pobres recursos. Não há, por parte do
aluno, mais motivação e interesse no aprender de forma tradicional, pois as
mídias oferecem recursos atraentes.
È preciso a sensibilização
de todos que a cada dia há necessidade da aquisição de novos conhecimentos em
todas as áreas e isso ocorre pela necessidadede atualização. Quanto mais se
aprende, mais crescemos e mudamos a forma de pensar e automaticamente esta
evolução nos exige uma nova forma de aprender.
Há necessidade de
selecionar conteúdos de maior relevância e que vem de encontro com os dias
atuais, dando ênfase na forma de como o aluno vai aprender, ou seja, utilizar
recursos tecnológicos que atraem a aprendizagem, tornando-a significativa.
Vários fatores ainda são
empecílios para o professor avançar nesta área e entender que a sua
disponibilidade para aprender a lidar com essa evolução tecnológica é possível
e que a cada passo no processo da sua aprendizagem ele estará organizando um
novo ambiente de aprendizagem para o seu aluno.
Quando temos a internet na
escola podemos dizer que estamos com o mundo na escola e o papel do professor é
organizar esta aprendizagem de forma produtiva e que oportunize a construção do
conhecimento. Interessante se todo final de aula cada professor perguntasse
para si mesmo: Hoje consegui fazer meu aluno pensar, criar, refletir....?
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